liderança

liderança

notícias

notícias

- 29/11/18

Abe advogados profere palestra em seminário especial a expatriados na câmara japonesa

Marcelo Cárgano, advogado e integrante do Japan Desk da Abe Advogados (Abe, Rocha Neto, Taparelli e Garcez Advogados), proferiu palestra a expatriados japoneses em seminário realizado na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil nesta terça-feira, dia 29 de novembro.  Falando sobre o problema do assédio moral e sexual nas relações de trabalho, Marcelo ressaltou o tratamento dado pelos tribunais à questão e apresentou sugestões de condutas a serem evitadas ou promovidas.

O seminário foi realizado pela Comissão de Gestão Empresarial e Promoção de Empresas Locais da Câmara. Diferentemente da maior parte das reuniões, este seminário foi realizado no idioma japonês. Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo presidente da comissão, Wagner Suzuki, e contou com a participação de 60 representantes das empresas associadas.

Marcelo narrou o momento de mudança de padrões culturais e destacou quais tipos de comportamento têm deixado de ser aceitos nas relações de trabalho, explicando que a adoção de medidas preventivas e a tomada de soluções em casos de assédio moral e/ou sexual pelas empresas são fundamentais para que estas possam não só evitar litígios como também para preservar sua imagem perante consumidores, acionistas e empregados.

áreas de
atuação